exclusão social de obesos
- OBESIDADE
Obesidade: Exclusão e Inclusão Social
O QUE É EXCLUSÃO SOCIAL? A exclusão social pode ser definida como uma combinação de falta de meios econômicos, de isolamento social e de acesso limitado aos direitos sociais e civis; trata-se de um conceito relativo dentro de qualquer sociedade particular e representa uma acumulação progressiva de fatores sociais e econômicos ao longo do tempo. Os fatores que podem contribuir para a exclusão social são os problemas laborais, os padrões de educação e de vida, a saúde, a nacionalidade, a toxicodependência, a desigualdade sexual e a violência.
O QUE É INCLUSÃO SOCIAL? É um conjunto de meios e ações que combatem a exclusão, provocada pelas diferenças de classes sócias, idade, sexo, escolhas sexuais, educação, deficiências, preconceitos raciais, etc.
O processo de inclusão vem sendo aplicado em cada sistema social, na educação, nos ambientes de trabalho, no lazer, nos transportes etc. Todo o sistema deve ser inclusivo, educação, trabalho, lazer e meio de transporte para todos! OBESIDADE Muito se fala em inclusão social, mas há um tipo de preconceito que não é lembrado e tem afastado pessoas capacitadas das melhores posições em diversas empresas, e impedido bons alunos de ingressar nas melhores universidades; Chama-se "obesidade".
Ao contrário de outras formas de discriminação, que gozam até mesmo de legislação que pune com prisão seus infratores, essa forma de preconceito não é combatida pela sociedade. Aliás, esse é um tipo de preconceito que, inversamente ao que acontece com a discriminação racial, social ou étnica, não gera nenhum tipo de constrangimento ao ser assumido publicamente.
Vivemos em um mundo onde beleza é sinônimo de magreza, as pessoas gordas são discriminadas e vistas com maus olhos, como se fossem desleixados, nojentos, ridículo e etc... São vítimas de preconceito, tem maior