Exclus o social
Edson Chagas Nº9
Patrick Lara Nº34
Roberto Camargo Nº38
O que é exclusão social?
A Exclusão social é um termo utilizado para referir-se a uma, ou a um grupo de pessoas, que sofrem alguma forma de discriminação perante a sociedade. Existe assim, uma grande ligação entre exclusão social e discriminação, sendo que a exclusão social é uma consequência da discriminação. Uma pessoa pode ser discriminada por sua cor de pele, sua renda, seu grau de instrução, sua religião, entre muitos outros fatores, passando a ser excluída da sociedade.
Tipos de exclusão social
A exclusão de ordem econômica;
social;
cultural;
patológica;
comportamentos autodestrutivos.
A Exclusão Social no Brasil
A exclusão social está presente no Brasil desde a época da colônia, em função da adoção de uma estrutura escravagista, que se reproduziu e permanece até hoje, embora com um grau menor e de maneira menos chamativa. A temática da exclusão social passou a ganhar destaque no país na década de 70, diretamente relacionado ao crescimento econômico do período ditatorial.
Dimensões da Exclusão Social no quotidiano do indivíduo
É o “não ser”, o “não estar”, o “não fazer”, o “não criar”, o “não saber” e/ou o “não ter”.
Esta formulação permite ainda estabelecer a relação entre a exclusão social, entendida desta forma abrangente, e a pobreza, que é basicamente a privação de recursos, exprimindo-se nomeadamente ao nível da exclusão social do fazer, do criar, do saber e/ou do ter.
Exclusão social no mundo
O mundo tem 2,14 bilhões de pessoas excluídas socialmente. Essa população de excluídos vive em 60 países com os piores índices de exclusão social. Esses países, que concentram 35,5% da população mundial, detêm apenas 11% de toda a riqueza produzida no mundo.
O livro que faz um ranking de inclusão social com 175 países, contando com 6,2 bilhões de pessoas, cria o Índice de Exclusão Social. Pelo ranking mundial de exclusão social, o Brasil está em