Exclus O Social Todas As Partes
Licenciatura em enfermagem
1ºano – 2º semestre
Exclusão Social
Educação para a saúde
Introdução
Exclusão, como tema da actualidade, é usada hegemonicamente nas diversas áreas do conhecimento. A exclusão social constitui um fenómeno antigo da sociedade. Ao longo de séculos, a exclusão sempre representou um sinal visível da incapacidade dos modelos sociais de proverem o mínimo necessário a todos os membros de uma comunidade local ou nacional.
Exclusão é um conceito que permite usos retóricos de diferentes qualidades, desde a concepção de desigualdade como resultante de deficiência ou inadaptação individual, até à injustiça e exploração social.
O termo exclusão acabou, ao longo do tempo, por ser algo duplamente interpretado. De um lado uma espécie de palavra-mãe que obriga vários significados para reunir pessoas e grupos que são abandonados, deixados de lado, desqualificados, quer no mercado de trabalho, quer das políticas sociais, etc. De outro ângulo, é um conceito equivocado, atrasado e desnecessário.
Viver numa situação de exclusão social significa estar ausente ou distante de todos os princípios inerentes ao exercício da cidadania. Esta requer um conjunto alargado de direitos e deveres. Assim sendo, entende-se por exclusão social uma negação ou desconhecimento de um conjunto de direitos e deveres que confere às pessoas o estatuto de cidadão “normal”.
Actualmente, 21% da população portuguesa encontra-se nesta situação, mais propriamente, relacionada com a pobreza, tema que iremos abordar. Com este trabalho planeamos como objectivos, esclarecer o conceito de exclusão, identificar os seus tipos, compreender os motivos para este acontecimento, analisar as suas consequências e apelar à modificação de comportamentos perante este problema social.
Para a sua elaboração, foram utilizadas diversas fontes como artigos, livros e informação de páginas na internet, que retractam o tema actual. Em