Redação Crise Hídrica
SEDE POR AVANÇO
Todo ser humano é dependente da utilização hídrica para sua sobrevivência e bem-estar. Na sociedade contemporânea vivencia-se um forte obstáculo: a resolução da crise hídrica. Muitas pessoas acham que a existência da precariedade hídrica se baseia apenas no consumo exagerado, porém inúmeros são os fatores que acarretam esse problema, como o desmatamento e a falta de investimento na infraestrutura. A utilização da água não é igualitária, seu maior consumo está voltado para os meios agropecuários. Aproximadamente 60% dos recursos hídricos brasileiros são utilizados para este fim, porém esse gasto demasiado é um fato gerador de desperdício hídrico, passível de otimização como, por exemplo, nos EUA onde a utilização é de 30% devido ao intenso investimento tecnológico voltado para esse meio.
Pesquisas apontam que o desperdício de água nas grandes cidades é influenciado pela falta de infraestrutura, tal dispêndio alcança até mesmo a média dos 50%, devido a fatores como a utilização de canos em condições precárias. Uma resolução efetiva seria a conscientização social através da divulgação de campanhas que poderiam ser implementadas com maior facilidade. A população mundial possui a ciência de que está passando por uma crise que a cada dia se agrava, porém ignora o fato, desprezando a sua enorme importância.
Entretanto existem fenômenos também causadores de desastres naturais, como o El Ninõ que ocorre nas águas do Oceano Pacífico. Esse fenômeno acarreta o aquecimento das águas alterando tanto o seu clima local quanto o clima de outras localidades, como por exemplo, a atual crise do Sistema Cantareira localizado em São Paulo. Outro fator que as pessoas não percebem é que o desmatamento é um dos principais agravantes dessa crise, pois com a escassez de matas ciliares implicará tanto no assoreamento quanto na alteração do ciclo de chuvas no local.
A conclusão é de que devemos realizar