Redação do ENEM 2014- possíveis temas
A Redação
A prova de Redação será aplicada no dia 9 de novembro, junto às 90 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação) e Matemática. Neste dia, a seleção acontece das 13h às 18h30. Os candidatos deverão produzir um texto dissertativo-argumentativo de, no mínimo, 8 linhas e, no máximo, 30.
Eles serão avaliados de acordo com cinco competências: domínio da norma-padrão da língua escrita; compreensão da proposta da redação e aplicação de conceitos de diversas áreas do conhecimento para desenvolver o tema; capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações para defender um ponto de vista; conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; e elaboração de proposta de intervenção ao problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Atualmente, a redação é corrigida por dois corretores, de forma independente. Uma nota entre zero e 200 é atribuída, por cada um deles, para as cinco competências. Se houver uma diferença significativa de 100 pontos entre as duas notas ou de 80 por competência, o texto produzido é encaminhado para um terceiro corretor. Se a discrepância persistir, ele é encaminhado para uma banca especial, formada por três membros, que atribuiu a nota final. No ano passado, o tema foi os “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”.
Segundo Ednir, a redação do Enem geralmente cobra temas cotidianos, sociais e problemas encontrados na sociedade que precisam de solução prática. Neste sentido, cinco hipóteses estão sendo trabalhadas pela profissional no pré-vestibular. São elas:
1. Crise Hídrica
2. Participação do jovem na política (nas manifestações e como eleitor)
3. Destino do lixo e reciclagem
4. Problema energético, energias alternativas