Relatorio Intercalar Auditoria
No desempenho das funções de Fiscal Único e na qualidade de Revisores Oficiais de Contas procedemos à análise intercalar das contas da empresa XPTO.
Os trabalhos foram realizados tomando por base amostragens dos registos contabilísticos e de outros elementos comprovativos, sendo a extensão e a profundidade das verificações e dos testes substantivos e de conformidade por nós determinados, tendo em conta as circunstâncias, a materialidade e importância relativa das rubricas.
1 – Considerações gerais:
O trabalho foi realizado entre os dias 21 e 25 de Outubro de 2012 e teve como base de trabalho o balancete relativo a 30 de Setembro de 2012.
2 – Aspectos particulares:
2.1. (Comentar as Situações identificadas e as respectivas considerações/soluções)
Foram analisados os procedimentos relativo às compras desde o ponto de encomenda até a recepção da mercadoria não foi registado qualquer anomalia. Na análise efectuada ao inventário existem vários pontos fracos. Sendo que alguns são sujeitos a regularização contabilística e outros foram alvos de sugestões. No primeiro ponto de analise verificou-se existência de faturas no valor de 15000€ de mercadorias recebidas que não foram contabilizadas por esse facto foi considerado um ponto fraco e para solucionar essa situação fizemos a seguintes consideração: todo o inventário que é atualizado tem que ser contabilizado.
No segundo ponto de análise verificou-se que foi contabilizado descontos comerciais que não foram autorizados pelo fornecedor nesse caso para resolver este ponto fraco os lançamentos dever ser corrigidos fazendo o estorno.
No terceiro ponto de análise verificou-se que os descontos financeiros são reconhecidos na conta corrente de terceiros apenas suportadas pelas notas de débito o que demonstra que é um ponto fraco porque o documento que tem de servir como suporte é as notas de crédito.
No quarto ponto de análise foi detectado que houve um furto em