Trabalho JM 1
O presente trabalho realizado no âmbito da disciplina de Auditoria Financeira visa permitir um maior contato com os relatórios e as contas das empresas auditadas, bem como um maior aprofundamento das questões da auditoria. Para tal foi escolhido a empresa Jerónimo Martins que é uma empresa focalizada na satisfação dos legítimos interesses dos Acionistas através de uma estratégia centrada na criação de valor e no desenvolvimento sustentável. Tendo como objetivo permanente a melhoria contínua dos processos de trabalho e o atingimento da excelência, a todos os níveis.
A principal função dos auditores financeiros consiste em analisar as contas das empresas, com vista a averiguar se estas elaboram as suas contas de acordo com as regras que regem a preparação e a apresentação da informação contabilística e financeira, bem como avaliar a situação financeira das empresas. Essa análise pode ser efetuada através da análise das contas e operações de uma empresa, com vista a obter uma conclusão acerca da Empresa.
As tarefas dos auditores podem variar (âmbito mais ou menos restrito), conforme a avaliação que realizam do sistema de controlo interno das empresas que estão a auditar.
Desta forma iremos apresentar de forma resumida alguns pontos essenciais da empresa Jerónimo Martins, as políticas contabilísticas adotadas, as contas intercalares, a função do órgão de fiscalização, entre outros. Para tal, recorremos ao sistema informático para a sua consulta e apreciação.
1. Caracterização empresa e da atividade
Fundado em 1972, Jerónimo Martins é um Grupo empresarial português com atividade no ramo alimentar, detendo atualmente uma posição dominante nos mercados onde opera- Portugal e Polónia – gerando um volume de emprego total de 69.443 colaboradores. Com mais de duzentos anos de história, o grupo atua ao nível de três áreas funcionais: Distribuição Alimentar, Industria e Serviços, evidenciando um portfólio equilibrado entre formatos de negócio, quotas de mercado e