Excesso de trabalho
Excesso de trabalho é comum de persistente falta de energia. As pessoas estão trabalhando mais horas do que na década de 1970, em contraste com as pessoas, na maioria dos outros países desenvolvidos. Isto é particularmente verdadeiro se o trabalho em casa é adicionado que no local de trabalho, e é mais verdadeira de mulheres do que homens. Durante a década de 1990, as pessoas adicionaram uma média de 36 horas de trabalho, ou quase uma semana cheia, o seu ano de trabalho. Não é de admirar que um estudo de 2004 descobriu que um em cada três funcionários na Europa é cronicamente sobrecarregados. O excesso de trabalho não é limitada ao tempo de trabalho e deslocações. Há também o "segundo turno" das refeições e tarefas domésticas, bem como as obrigações sociais e da responsabilidade de cuidar de um cônjuge envelhecimento, pai, ou crianças pequenas. Este segundo turno mais longo é para as mulheres, que geralmente assumem mais as responsabilidades do lar e da família, mesmo quando trabalham a tempo inteiro.
As consequências do excesso de trabalho
Como saber se você está trabalhando demais? Bem, o que é excesso de trabalho para um, pode não ser para outro. Por isso, é importante você refletir quais são os seus limites físicos e psicológicos.
Tem ficado extremamente cansado? Com dores no corpo? Dor de cabeça? Muita sonolência? O trabalho está sem sentido? Às vezes, você nem tem vontade de ir trabalhar. Esses podem ser indícios de que você está com uma carga de trabalho muito pesada.
“Na década de 90 nós tínhamos um grande aumento de lesões por esforços repetitivos. Para o século 21, posso dizer com segurança que as questões dos aspectos psicológicos são as que tão influenciando mais a vida dos trabalhadores” explica a médica, Vera Lcia Zaher.
Pelos números dos auxílios-doença do Ministério do Trabalho, os problemas musculares continuam liderando o ranking de pedidos de licença.
De 2006 para 2008 houve um aumento de mais de