hehehe
O trabalho mecânico é a medida quantitativa da mudança na forma de movimento da matéria. Se a força aplicada sobre um corpo permanece constante, a magnitude do trabalho realizado ao longo de uma trajetória pode calcular-se pela equação:
Dentro do marco dos fenómenos naturais, a energia é a única medida quantitativa do movimento da matéria, que é comum em todas as suas formas. Existem diversas formas de movimento (mecânico, térmico ,eletromagnético , etc.), todavia, a energia é única .Entende-se por Energia Cinética, a energia associada ao movimento mecânico da matéria.A energia armazenada que possui um sistema em virtude da sua configuração, se denomina Energia Potencial. Esta energia pode libertar-se ou transformar-se ao variar a configuração do sistema. São do nosso interesse a energia potencial gravitacional e a enrgia potencial eléstica .Nos casos mais simples, as suas grandezas podem determinar-se pelas equaçãoes : Uma extraordinária aplicação tem o teorema do trabalho das forças não potenciais e a variação da energia mecânica .
Sempre que podemos desprezar ou não ter em conta o , ou , seja , que nào existe trabalho realizado pela força de atrito, a força viscosa ou outra força não potencial , podemos afirmar que se conserva a energia mecânica .
Movimento de rodar sem deslizar
Equações da dinâmica
Examinaremos o movimento de um corpo (um aro, um cilindro ou uma esfera) que roda ao longo de um plano inclinado.
As forças que atuam sobre o corpo são: o peso a reação do plano inclinado a força de atrito no ponto de contato entre a roda e o plano.
Decompomos o peso em uma força ao longo do plano e outra perpendicular ao plano inclinado. As equações do movimento são as seguintes:
Movimento de translação do c.m. mg·senq -Fr=mac
Movimento de rotação ao redor de um eixo que passa pelo c.m.
FrR=Ica
Relação entre o movimento de translação e rotação (roda sem deslizar) ac=a R
Se conhecemos o