Exaustão da Esperança
"Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial.
Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão.
Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos.
Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar..."
Carlos Drummond de Andrade
O fim é sempre uma oportunidade de um novo começo. A morte, na verdade, é o começar de uma nova vida na eternidade, com Deus ou sem Ele. Com Deus chamamo-la de céu, o inverso chamamos de inferno. Aliás, o inferno é chamado lugar de desespero (des=não, espero= esperar), lugar onde não há mais esperança. Dante Alighieri, poeta italiano, em seu clássico da literatura universal, A Divina Comédia, descreve o portão do inferno e que no mesmo estaria escrito: “Lasciate ogni speranza, voi ch'entrate!” [Deixai toda esperança, ó vós que entrais!] (Inferno, Canto III).
Ter muita gente vai entrar em 2014, sem nenhuma esperança. Sem esperança que seu relacionamento conjugal mude, que sua situação financeira melhore, que sua carreira decole, que sua vida seja salva, que seus sonhos e projetos se concretizem.
Existem pessoas que enfrentaram tantos revezes da vida ao longo dos anos, tanta dor, tanta decepção e traição, que não depositam mais suas expectativas em nada e nem em ninguém.
Mas a bíblia menciona, em Atos capítulo 03, a história de um homem coxo de nascença. Ele ficava à porta do Templo de Jerusalém, porta chamada formosa. Ele já passara mais de 42 viradas de ano novo, e todos os dias era colocado naquele lugar para mendigar. Até que um dia ele ouviu as seguintes palavras: “Não tenho prata, nem ouro, mas o que tenho isso te dou: Em nome de JESUS CRISTO nazareno levanta-te e anda”. Escreve a Bíblia que imediatamente o homem saiu andando!
Outra escritura diz: “Porque há esperança para a árvore, que, se for cortada, ainda torne a brotar, e que não