Exatas
RELATÓRIO SOBRE O EXPERIMENTO DE MEDIDAS DIRETAS COM O USO DO PAQUIMETRO
Marlus Adriano Cardoso Carvalho
Rivaldo do Nascimento Batista
Fábio Henrique Santos Queroz
André Luis Andrade
Jefferson Batista da Silva
Gleice Fagundes Mota Xavier
George Gonçalves Souza
Antônio Jorge dos Santos
Salvador – BA
2014
SUMARIO
1. OBJETIVO
02
2. INTRODUÇÃO
02
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
03
4. APARATO EXPERIMENTAL
03
5. RESULTADOS OBTIDOS
04
6. ANALISE DOS RESULTADOS
05
7. CONCLUSÃO
06
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
07
02
1 OBJETIVO
O objetivo principal desta prática é aprender como medir com precisão, pequenos objetos utilizando o paquímetro. A partir dessas informações obteremos a área e volume do objeto. Calcular a área, o volume e a densidade dos objetos utilizados na experiência (esfera de vidro)
2 INTRODUÇÃO
Na prática da data 20/08 utilizamos o Paquímetro, que é um instrumento de medida com precisão de duas casas decimais milimétricas. Ele é utilizado para medir pequenos objetos com precisão, a fim de saber sua área, volume, diâmetros internos e externos.
O paquímetro é constituído de uma régua graduada, na maioria das vezes, em centímetros, e de um cursor também graduado, mas diferente da régua, este é graduado em nônios. Essa escala em nônio divide em 10 partes iguais nove mm, ou seja, para cada nove milímetros há dez nônios. No cursor temos duas “mandíbulas”(uma fixa na régua e outra móvel), que servem para medir comprimentos, diâmetros externos e alturas externas, temos duas “orelhas” (uma fixa na régua e outra móvel) elas servem para medir diâmetros internos. Há também uma haste ligada ao cursor que é utilizada para medir profundidades. Existe em alguns paquímetros um parafuso com trava que serve para fixar as medidas.
(fig1: desenho de um paquímetro.)
Em um paquímetro comum temos: Orelha fixa / 2 Orelha móvel / 3