Centro cirúrgico Apostila
CENTRO CIRÚRGICO
1- INTRODUÇÃO.
O manual de Normas e Padrões de Construções e instalações de serviços de saúde conceitua a Unidade de Centro Cirúrgico como sendo “ o conjunto de elementos destinados às atividades cirúrgicas, bem como à recuperação pós- anestésica e pós-operatória imediata”. Em alguns hospitais, pode ainda estar ligado administrativamente à essa Unidade, o Centro de material esterilizado.
Essa unidade é muito importante dentro do contexto hospitalar, é dispendiosa pela sua construção que exige detalhes minuciosos, para facilitar a execução das técnicas assépticas, como também pelo equipamento indispensável a fim de facilitar o ato cirúrgico.
As principais finalidades do centro cirúrgico são:
Realizar intervenções cirúrgicas e devolver o paciente à sua unidade de origem na melhor condição possível de integridade.
Servir de local de pesquisa e aprimoramento de novas técnicas cirúrgicas e assépticas.
2 – Características de um centro cirúrgico.
2 – 1- Localização.
Deve ocupar uma área independente da circulação geral, ficando assim, livre do trânsito de pessoas e materiais estranhos ao serviço e estar próximo ou ter fácil acesso às unidades cirúrgicas e à unidade de tratamento intensivo.
2-2- Dependências mínimas de um Centro cirúrgico
a) Vestiários: devem ser localizados na entrada do centro cirúrgico, por onde toda pessoa deve passar para troca de roupa fornecida pelo hospital ( jaleco, calça comprida, gorro, propés e máscara). Devem conter armários, para que as pessoas possam guardar suas roupas e pertences, e também sanitários com lavabos.
b) Posto de enfermagem e secretaria: devem estar localizados em local de fácil acesso com boa visão de todo o conjunto, onde é realizada a parte administrativa e burocrática.
c) Copa: local destinado a servir lanches rápidos para o corpo clínico e pessoal de