Analise de três concorrentes de empresas na area da saude de acordo com a teoria da análise da concorrência.
Uma parte interessante da apostila logo no começo é a definição dos autores como: Haguenauer, Ferraz e Kupfer (1996) definem competitividade “como a capacidade da empresa formular e implementar estratégias concorrenciais, que lhe permitam ampliar ou conservar, de forma duradoura, uma posição sustentável no mercado”.
Já para Potter existem cinco forças competitivas que são: rivalidade entre os concorrentes; ameaça de novos entrantes; produtos e serviços substitutos; poder de barganha de compradores e poder de barganha dos fornecedores.
Trabalho hoje no Hospital Santa Isabel este é um dos complexos existentes dentro da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia do Estado de São Paulo, entidade voltada para atendimento de pacientes do SUS (sistema único de saúde), dentro do hospital Santa Isabel só há atendimentos a pacientes de convênios e particulares, considerado um hospital de médio porte com corpo clinico altamente qualificado entra no mercado para ganhar seu espaço.
Analisando três concorrentes da empresa onde trabalho vemos que o investimento em publicidade é grande, e também o investimento na diferenciação do serviços que buscam superar os seus concorrentes com qualidade superior nos serviços oferecidos. Com relação ao mercado não há barreiras para abertura de novos hospitais quem tiver qualificação entra no mercado sem qualquer problema. Os compradores são os clientes que são atendidos no hospital daí a grande concorrência quem melhor apresentar o produto (hotelaria, serviços de diagnósticos com eficácia, corpo de funcionários (médicos, enfermeiros, técnicos, etc.) qualificado, ganha a batalha, e os fornecedores de material hospitalar e medicamentos tem um enorme poder de barganha.
Abaixo propaganda na internet do