Memorial projeto galeria de arte
SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIAS, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO SUPERIOR
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
______________________________________________________________________
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BARRA DO BUGRES
DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO
LOUISE MAYARA GODINHO BASTOS
SAMYHA BREDA RODRIGUES
MEMORIAL DESCRITIVO E JUSTIFICATIVO –
PROJETO DE ARQUITETURA IV –
ESPAÇO DE GALERIA
Barra do Bugres (MT)
Junho de 2012
MEMORIAL DESCRITIVO ARQUITETÔNICO
APRESENTAÇÃO
O presente memorial descritivo e justificativo tem por finalidade apresentar o projeto do Centro Cultural Arte Matuta, sua conceituação, determinar os materiais e as especificações desses materiais de arquitetura a serem utilizados no mesmo.
PROPOSTA
Busca-se a criação de um espaço para exposições de artes regionais, assim como trabalhos desenvolvidos pela Universidade UNEMAT – através dos diversos cursos existentes; um espaço amplo e dinâmico para a integração da comunidade com feiras, apresentações e outras festividades, fazendo uso dos conceitos de construtibilidade e de materiais ecológicos e sustentáveis para uma valorização estética que clame pela aceitação dos residentes.
PROJETO
A ideia original do projeto busca a integração de materiais ecológicos, num formato arquitetônico monumental que se adeque à realidade da cidade. A edificação, em formato de “U” se fecha para a rua, mas é completamente aberta e acessível ao lado de dentro. É composta por um pavimento no térreo com 283 m² de área construída.
O partido arquitetônico visa à estética com o uso do bambu, da parede viva e o uso do cobogó, característica genuinamente brasileira, e ainda espelhos d’água. amenizando o clima tropical.
O uso da parede viva nos remete à influencia da floresta na região, que foi, primeiramente com a extração da poaia, a maior fonte de riqueza e prosperidade da região. O bambu faz referencia à floresta e a madeira,