exames diagnostico
O hemograma é uma espécie de exame de sangue que possui a finalidade de analisar as células sanguíneas. É um procedimento bastante realizado, indolor e rápido.
O QUE É HEMOGRAMA?
Muitas pessoas costumam associar qualquer exame de sangue ao nome hemograma. Entretanto, em um exame de sangue inúmeras características podem ser avaliadas. Nível de colesterol, hormônios, a presença de bactérias, de vírus, a taxa de glicose entre outras coisas. Quando o exame de hemograma é pedido, o que está se querendo verificar é o estado das células do sangue.
O sangue é composto por três tipos básicos de células, são as plaquetas, os leucócitos e as hemácias. Todas as três são produzidas na medula óssea e precisam existir em determinada quantidade no organismo. Esta quantidade foi estabelecida em 1960 após a observação de diversas pessoas. Quando os valores apresentados no exame forem muito distantes do que é considerado o padrão, algo está errado com a saúde do paciente. COMO É INTERPRETADO?
O exame é dividido em três partes: o estudo das hemácias, o estudo dos leucócitos e o estudo das plaquetas.
A primeira parte, que recebe o nome de Eritograma, analisa, por exemplo, a contagem das hemácias, o hematócrito e as hemoglobinas. As hemácias também são chamadas de glóbulos vermelhos. Estas estão em maior quantidade no sangue.
O Leucograma realiza uma análise dos leucócitos, também chamados de glóbulos brancos. Estes são, na realidade, um conjunto de diferentes células que possuem como principal função atuar na defesa do organismo. A última parte é o estudo das plaquetas. Estas células são fundamentais para que não ocorra perda de sangue, pois são as responsáveis pelos processos de coagulação.
Através da análise do exame é possível se identificar qualquer espécie de alteração no comportamento destas células o que, consequentemente, leva a suspeita de uma série de doenças. Deve-se levar em conta a idade do paciente e o sexo durante a