Exame físico respiratório
CURSO DE FISIOTERAPIA
EXAME FÍSICO RESPIRATÓRIO
LAISE MENDONÇA RIBEIRO DOS SANTOS
Salvador,
2012.1
UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR
CURSO DE FISIOTERAPIA
EXAME FÍSICO RESPIRATÓRIO
Salvador,
2012.1
Introdução
O exame físico respiratório compreende o exame do tórax e dos pulmões e tem como objetivo a avaliação do Sistema Respiratório. Esse exame é dividido em quatro etapas: inspeção, palpação, percussão e ausculta.
Para o exame ser realizado em condições adequadas, é necessário que o quarto esteja bem iluminado e o que o paciente esteja sentado ereto em uma banqueta, na mesa de exame ou no próprio leito. Enquanto isso, o examinador (neste caso, o fisio), movimenta-se ao seu redor. Caso o paciente estiver muito doente e não conseguir permanecer sentado, o exame será realizado na posição deitada.
A inspeção, a palpação, a percussão e a ausculta exigem que o paciente esteja com o tórax desnudo, que seja coberto, assim que foi possível. Além disso, o paciente tem que estar com os membros superiores pendentes ao lado do tórax e nas ocasiões em que há necessidade de examinar a parede lateral do tórax, ele tem que levantar o braço e colocar a mão na cabeça.
O exame físico respiratório é um exame sempre comparativo e simétrico, ou seja, ele é realizado nos dois lados do corpo, para fazer comparações entre o lado são e o lado afetado para auxiliar no diagnóstico das doenças.
Para que o exame seja de maneira eficiente, é necessário que o fisio tenha conhecimento dos pontos de referência anatômicos e das linhas torácicas. Os pontos de referência anatômicos da avaliação são: a incisura supra-esternal, ângulo esternomanubrial, ângulo de Charpy, sétima vértebra cervical e quarta vértebra torácica. Enfim, as linhas torácicas podem ser verticais