Exame físico do aparelho respiratório
1-INTRODUÇÃO Este trabalho visa demonstrar didaticamente como deve ser feito o exame físico do aparelho respiratório. mostrando um breve resumo da fisiologia do aparelho, as suas funções principais; a anatomia, através das vias respiratórias ; as linhas e regiões do tórax e o exame físico específico do aparelho, através da inspeção, palpação, percussão e ausculta.
2-FISIOLOGIA As funções do sistema respiratório são:
A- Trocas de gases entre a atmosfera e o sangue:
O oxigênio inspirado sofre difusão ao nível dos alvéolos fluindo na corrente sangüínea para os tecidos onde sofrerá outra difusão. O gás carbônico eliminado no metabolismo celular sofrerá difusão ao nível dos capilares e será transportado até os alvéolos onde sofrerá outra difusão e será eliminado para a atmosfera na expiração.
B- Regulação homeostática do ph corporal:
Os pulmões alteram o ph do corpo retendo ou excretando seletivamente o dióxido de carbono.
C- Proteção contra substâncias irritantes e patógenos inalados:
Similar a todo epitélio que entra em contato com o ambiente externo, o epitélio respiratório prende e destrói substâncias potencialmente perigosas antes que elas entrem no corpo.
D- Vocalização:
O movimento do ar ao longo das pregas vocais cria vibrações usadas para falar.
3-ANATOMIA DO APARELHO RESPIRATÓRIO
Fazem parte das vias respiratórias os seguintes órgãos : nariz , cavidade nasal e faringe ( via aérea superior), laringe , traquéia e brônquios com suas divisões (via aérea inferior).
A. Nariz e cavidade nasal
O nariz esta dividido em 2 partes pelo septo nasal , formado por osso(vômer e etmóide) e cartilagem , o assoalho é formado pelo palato duro e o teto pela lâmina crivosa do osso etmóide , as paredes laterais são formadas por 3 conchas .
As cavidades nasais e os seios nasais são forrados de epitélio colunar ciliado Posteriormente cada cavidade nasal abre-se para a faringe , a essa abertura se dá o nome de coana