Evolução humana
Disciplina: Ciências Professora: Schirlei Data: 11/04/13
Nomes: Andrelise e Matheus Miguel Turma: 8° A
Evolução Humana
Introdução
Nesse trabalho vamos explicar as etapas da Evolução Humana. Sendo elas: Primatas, Hominoides, Hominídeos, Homo habilis, Homo erectus, Homem de Neandertal, Homo Sapiens. Nelas estaremos destacando as principais características de cada etapa da evolução. Para começar precisamos saber o que significa Evolução, evolução nada mais é que o momento em que algo ou alguém passa de um estágio para outro, passa a ser mais complexo ou torna-se melhor.
Primatas:
Os primatas constituem um grupo diversificado, que forma estruturas sociais complexas. Os cientistas consideram a existência de cerce de 200 espécies de primatas, mas, com o desenvolvimento dos estudos conservacionistas, muitas outras têm vindo a ser descritas desde 1990.
Com exceção de algumas espécies de cetáceos, é nos primatas superiores que o cérebro é tão maior relativamente ao corpo, facto considerado um sinal de inteligência. Os hemisférios cerebrais, que tratam a informação sensorial e coordenam as respostas motoras, são muito desenvolvidos, permitindo uma visão apurada (fundamental para saltos precisos entre ramos). Os primatas estão em sério risco pois as suas populações estão em rápido declínio devido à destruição de habitat e à caça ilegal de espécies protegidas (gorilas e orangotangos, por exemplo). Os primatas são também muito utilizados em pesquisas médicas e espaciais, devido à sua proximidade genética com o Homem. O que distingue os primatas das outras ordens de mamíferos é a adaptação à vida arborícola, dedos preênseis, unhas, articulações com grande mobilidade, a estrutura quadrúpede, articulação do “ombro”, visão estereoscópica, adaptação a uma alimentação omnívora e desenvolvimento das faculdades mentais.
Hominoides:
Já