Evolução historica do sistema de gestão integrada
Com o avanço tecnológico, o crescimento mundial desenfreado e o aumento da perspectiva de vida do ser humano, o conceito de desenvolvimento industrial mudou. Esta mudança tem exigido que a direção das empresas amplie a gestão sobre os seus negócios, não focando somente o produto, mas atentando para os seus colaboradores, para a sua saúde física e proporcionando condições de trabalho em ambiente seguro.
As práticas difundidas na empresa, além de proporcionar um ambiente de trabalho melhor, tem o objetivo de serem absorvidas pelas pessoas, para serem praticadas, também, fora do local de trabalho, quer sejam por empregados próprios ou terceirizados, proporcionando o bem estar da família e, enfim, multiplicando-se para toda a sociedade.
A preocupação das organizações com o meio-ambiente, com uma maior e crescente conscientização das pessoas e toda a sociedade, tem levado as empresas a adotar uma atitude pró-ativa ou compulsória, com o objetivo de realizar investimentos, visando compensar e minimizar o impacto causado no meio ambiente, na execução das suas atividades operacionais. Esta tem sido a prática adotada pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental
Henrique Luis Roessler (FEPAM) nas autorizações para projetos que se relacionem com o meio ambiente, no estado do Rio Grande do Sul.
A qualidade dos produtos comercializados, certificados pelas normas reguladoras proporcionam para as empresas oportunidades de atuarem em mercados extremamente competitivos, dinâmicos e cada vez com maior grau de exigência, proporcionando uma vantagem competitiva em relação aos novos entrantes do setor, além de permitir a manutenção no altamente competitivo mercado internacional.
Outra vantagem competitiva para as organizações é que os mercados financeiros mundiais oferecem melhores condições e taxas quando a organização candidata a obtenção de financiamentos adota práticas e participe de projetos que visam minimizar o impacto ao meio