Evolução Hidráulica
EVOLUÇÃO DA APLICAÇÃO NOS CILINDROS HIDRÁULICO
Varlei Santos Duarte
Belo Horizonte
2013
INTRODUÇÃO
Os sistemas hidráulicos são, de há muito, usados em larga escala nas indústrias de manufatura e em maquinaria pesada. Os componentes hidráulicos sofreram uma grande evolução nos últimos anos, desde os componentes hidro-mecânicos até aos sofisticados sistemas electro-hidráulicos controlados por microprocessador. O controlo deste tipo de sistemas era inicialmente realizado em malha aberta, com a percepção humana a ser o único sinal de realimentação. Com a crescente necessidade de precisão e automação dos sistemas hidráulicos, técnicas variadas foram usadas para introduzir realimentação neste tipo de sistemas. Inicialmente foram usadas as realimentações mecânica ou hidráulica para resolver problemas específicos; por exemplo, servo válvulas hidráulicas foram empregues em sistemas de posicionamento. Com a evolução tecnológica o uso da eletrônica e dos microprocessadores contribuiu para aumentar o desempenho e acrescentar novas funcionalidades aos sistemas hidráulicos tradicionais.
Conforme definido em LINSINGEN (2001) “Um sistema hidráulico é um conjunto de elementos físicos convenientemente associados que , utilizando um fluído com meio de transferência de energia permite a transmissão e controle de forças e movimentos.”
Um sistema hidráulico é , portanto, o meio através do qual uma forma de energia de entrada é convertida e condicionada, de modo a ter como saída energia mecânica útil.
É importante enfatizar que existem dois tipos de sistemas que operam com fluídos: os sistemas de potência de fluidos e os sistemas de transporte de fluídos. Na primeira categoria inserem-se os sistemas hidráulicos e pneumáticos já definidos anteriormente e que são desenvolvidos especificamente com o objetivo de realizar