HIDR ULICA
ÍNDICE
1. Engenharia Hidráulica
1.1. Definição
1.2. Área de atuação
1.3. Divisões da Hidráulica
2. História
2.1. Os Primeiros Projetos Hidráulicos
2.2. A Evolução da Engenharia Hidráulica
3. Engenheiro Hidráulico
3.1. Definição
3.2. Áreas de Atuação
3.3. Mercado de Trabalho
Alunos: Andrews Reis, Gleiciane Sales, Kamila Amorim, Mirian, Rafaela Pádua,
Robson Braga e Vinicius Camargo.
Professor: Diego
Curso: Engenharia Civil
Sala: 1º B
ENGENHARIA HIDRÁULICA
Definição:
A engenharia hidráulica é o ramo da engenharia civil que se ocupa do fluxo e do transporte de fluidos, especialmente de águas e esgotos. A sua atividade também se relaciona intimamente com a da engenharia sanitária e com a da engenharia do ambiente. Área de Atuação:
Este ramo da engenharia civil é responsável pela realização de projetos como os de sistemas de esgotos, de redes de abastecimento de água, de sistemas de irrigação, de sistemas de drenagem, de obras portuárias, de barragens e de hidrovias.
A engenharia hidráulica aplica os princípios da mecânica dos fluidos aos problemas ligados à recolha, armazenamento, controlo, transporte, regulação, medição e uso das águas. Uma característica destes sistemas é a do uso extensivo da gravidade como força motriz para provocar a movimentação dos fluidos. A engenharia hidráulica também se preocupa com as correntes de água, com o transporte de sedimentos através dos cursos de água, e com a interação da água com os seus limites aluviais.
HISTÓRIA
Os Primeiros Projetos Hidráulicos
Os primeiros projetos de engenharia hidráulica foram desenvolvidos há milhares de anos na Roma antiga e destinavam-se à irrigação dos campos agrícolas. Desde então, têm sido constantes as obras para o controle e abastecimento de água para a produção de alimentos. As primeiras máquinas hidráulicas - das quais a primeira foi o relógio de água - apareceram no início do segundo milénio a.C. Outros exemplos de sistemas que faziam uso da gravidade para fazer mover a