Indices Financeiros E T Cnicas Gerenciais
Camila Beatriz da Silva
Este relatório visa encontrar uma forma de descrever as técnicas de análise financeira utilizadas em micro e pequenas empresas que podem ser comparadas estruturalmente com a PUC Consultoria Jr. Para isso eu tentei destacar as principais definições, nos aspectos contábeis e fiscais, além de mostrar as vantagens da utilização da contabilidade gerencial, em nosso tipo de empresa.
Como a empresa é uma unidade econômica cuja finalidade é o lucro, é necessário a utilização de ferramentas que otimizem as chances de sucesso da organização e assim obtenha o lucro esperado, ou o retorno do que foi investido, ou que pelo menos reduza as possibilidades de fracasso, ou que uma decisão equivocada possa prejudicar sua continuidade.
O planejamento é uma das chaves de sucesso dentro das empresas, e é com base no planejamento que se realiza uma gestão competente, eficiente e eficaz, especialmente com relação às atividades financeiras, que na maioria das vezes exige uma parcela significativa de riscos. Para tal, o conceito e aplicação da Contabilidade Gerencial como instrumento de análise e controle torna-se importante.
CONTABILIDADE GERENCIAL
A contabilidade tem como objetivo fornecer informações que auxiliem na tomada de decisão, sendo esse o objetivo maior da ciência contábil. Ela pode ser caracterizada, superficialmente, como um enfoque especial conferido a várias técnicas e procedimentos contábeis já conhecidos e tratados na contabilidade financeira, na contabilidade de custos, na análise financeira, se balanços etc. colocados numa perspectiva diferente, num grau de detalhe mais analítico ou numa forma de apresentação e classificação diferenciada, de maneira a auxiliar os gerentes das entidades em seu processo decisório.
“O contador gerencial será o responsável em transformar números em informações para a tomada de decisão, ou seja, alguém que deve participar das rotinas administrativas