Hidr Ulica
Instrutora: Milena Rezende
Um pouco de História...
Existem apenas três métodos conhecidos de transmissão de potência na esfera comercial – a mecânica, a elétrica e a fluida.
Naturalmente, a transmissão mecânica é a mais antiga delas e, por conseguinte, a mais conhecida.
A força elétrica, que usa geradores, motores elétricos, condutores e uma ampla gama de outros componentes, é um exemplo de desenvolvimento dos tempos modernos. É o único meio de transmissão a grandes distâncias.
Finalmente, a força fluida teve sua origem, por incrível que pareça, milhares de anos antes de Cristo. Seu marco inicial aconteceu com o uso da potência fluida em uma roda d’água.
Porém, o uso do fluido sob pressão como meio de transmissão de potência já é mais recente, seu desenvolvimento tendo ocorrido, mais precisamente, após a Primeira Guerra Mundial.
Instrutora: Milena Rezende
Introdução
Com a constante evolução tecnológica, tem-se no mercado a intensa necessidade de se desenvolverem técnicas de trabalho que possibilitem ao homem o aprimoramento nos processos produtivos e a busca da qualidade.
Para se buscar a otimização de sistemas nos processos industriais, faz-se o uso da junção dos meios de transmissão de energia, sendo estes:
Mecânica; Elétrica; Eletrônica; Pneumática; Hidráulica
Experiências têm mostrado que a hidráulica vem se destacando e ganhando espaço como um meio de transmissão de energia nos mais variados segmentos do mercado. a hidráulica está presente em todos os setores industriais
Instrutora: Milena Rezende
Conceitos Básicos
Hidráulica
A palavra hidráulica é derivada do termo grego hidra, que significa “água”, e aulo, que significa “cano”. Define-se hidráulica como sendo a ciência que estuda os comportamentos (a dinâmica e os fenômenos físicos) relacionados tanto aos líquidos em escoamento e sob pressão, como à transmissão, ao controle da força e aos movimentos por meio de fluidos líquidos. Em nosso estudo, trataremos apenas da óleo-hidráulica,