evolução formal
- Movimento Arts & Crafts: contra a produção seriada; introdução do "orgânico no inorgânico", do "ornamento no geométrico", do "complexo no simples".
- Art Nouveau e Art Déco: movimento artístico que buscava um ponto de equilíbrio entre a organicidade e a inorganicidade nas obras de arte.
- Bauhaus: primeira escola de arte voltada para a produção em série; surgimento dos estudos de design. - Styling: mudanças puramente estéticas nos objetos; necessidade de revovar os produtos industriais afim de intensificar o mercado do consumo.
EVOLUÇÃO MATERIAL A PARTIR DAS REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS:
Primeira R.I.:
- Ferro (metalurgia)
- Madeira (marcenaria)
- Cerâmica Apesar da madeira e da cerâmica já existirem antes, eles, junto com o ferro, foram os primeiros tipos a serem inseridos na produção em série. Se intensificou, portanto, a partir de então a mistura de materiais em um mesmo produto.
Segunda R.I.:
- Aço
- Polímeros
- Alumínio
MATERIAL
Aço Inox
Vantagem: Duráveis e demoraram a esquentar e esfriar, o alimento cozinha por igual e não gruda no fundo da panela.
Desvantagem: geralmente nas primeiras vezes de uso, costuma permitir a migração do níquel no alimento que é tóxico para o organismo humano e pode causar náuseas, alergias, gengivite dentre outros.
Cobre
Vantagem: Acelera o cozimento e é resistente a corrosão, também transmite o calor de forma homogênea e com rapidez.
Desvantagem: também migra com facilidade para os alimentos podendo causar náuseas, dor de barriga e vômitos.
Ferro
Vantagem: No cozimento porções do metal passam para o alimento auxiliando na prevenção à anemia ferroptiva assim como no seu tratamento.
Desvantagem: Pode alterar a cor dos alimentos tornando-os mais escuros também podendo alterar o sabor para melhor ou pior.
Vidro
Vantagem: Não há migração de resíduos no alimento evitam a aderência no fundo e são fáceis de limpar,