MUBE
Paisagista: Roberto Burle Marx
Local: Avenida Europa esq. com Rua Alemanha. São Paulo(Estado de São Paulo)
Data do projeto: 1986
Período de construção: 1987-1995
Área do terreno: 6935.91 m2
Área construída: 3.478.80 m2 (total); 2.746.80m2 (subsolo); 732m2 (abrigo)
Instalações
O Museu tem em suas instalações Sala de exposições, aulas de arte e Auditório. Recebe exposições itinerantes nacionais e internacionais com área de aproximadamente 1.400 m2. Os Ateliês Oficinas com 600 alunos contam com cursos e workshops mestrados por ótimos profissionais artistas plástico, críticos e historiadores de arte. O auditório tem capacidade para 200 lugares sempre realizando mostras, filmes, slides, dança, debates, congressos e etc. Sempre trazendo cultura em diferentes mídias.
Projeto
A representação da ecologia pelo jardim de Burle Marx não seria apenas um jardim do Museu, mas parte integrante da área de exposições ao ar livre idealizado pelo Arquiteto Paulo Mendes da Rocha pelo simples fato do jardim ser o Museu. Para não se tornar uma construção convencional com recuos laterais, frente e fundos e analisando as condições topográficas do terreno, o Arquiteto definiu um Museu semi-subterrâneo aproveitando o desnível e a construção aflora na entrada pela Rua Alemanha. Essa solução auxilia a acústica e térmica da área enterrada. A solução para a proteção da área externa foi uma grande e perfeita horizontal, perpendicular a avenida Europa. A altura tem referências á escala das esculturas e escala humana de 2,30m.
“... um horizontal perfeito é um valor arquitetônico e técnico incomensurável que pouco se dá atenção. Não existe nada horizontal no universo, na face do planeta.”
No MUBE, a necessidade de uma ampla área de exposições ao ar livre resultou em um prédio subterrâneo – na versão original, livre das grades que hoje pervertem a integração plena com a rua.
Paulo Mendes da Rocha, 2002
PARTIDO ARQUITETÔNICO
Situado na