historia das coisas
O filme História das Coisas identifica a relação entre os problemas sociais e meio-ambiente, e atenta para a urgência em encontrarmos novas formas de criar um planeta mais sustentável, além de nos deixar bem claro de que com nosso elevado consumismo, contribuimos diariamente para destruição do nosso planeta.
A exploração dos recursos naturais tem sido demasiada, hoje já desapareceram 33% e tudo isso para sustentar o modo de vida que levamos. O problema não é utilizar demasiadamente, e sim utilizar algo além do que nos é permitido e quem sofrerá com isso são outras gerações; como nossos filhos, netos e bisnetos.
Segundo o documentário o complexo sistema denominado economia das coisas, que vai da extração, passa pela produção, distribuição, consumo e acaba no tratamento do lixo é muito mal explicado nos livro, uma vez que o mesmo ignora alguns aspectos importantes, como as pessoas que participam dessa engrenagem e os limites impostos pela natureza.
Na realidade este sistema trata-se de um sistema linear, que por sua vez num mundo finito como o nosso é inconcebível.
Através deste filme, é possível compreender a relação estabelecida entre diversos problemas ambientais e sociais e a necessidade urgente de criarmos um mundo sustentável e justo. A alta exploração altera a naturalidade das coisas, gerando um grande impacto que por sua vez altera o meio ambiente e uma grande prova disso são as alterações climáticas que o mundo tem sofrido constantemente. Isso é extremamente preocupante, e certamente deveria sofrer alguma intervenção governamental, mais como o filme mesmo relata, o governo está muito mais preocupado com o bem estar das corporações do que com qualquer outro cidadão, o governo nada faz, pois ele tem o interesse a fim de recolher os recursos financeiros.
Para isso diversas ações são postas em práticas, como