evolução dos sistemas operacionais
2014
São Paulo
Em meados de 1955, surgiu o conceito de S.O. com a programação em BATCH e comandos por meio de sequencias com cartão perfurados.
Na década de 60, surgem os S.O. de fato, porém cada máquina possuía o seu, que dificultava a compatibilidade entre eles, um bom exemplo foi o CTSS criado para o IBM 7090 pelo MIT no ano de 1961.
Era Unix, foi o início do S.O. moderno, visando acabar com a incompatibilidade entre as maquinas, através dele derivam-se aproximadamente 90% dos S.O. da atualidade. A primeira versão em assembly, logo depois em C que e utilizado até os dias de hoje.
Nasce do Unix o BSD, focado em maquinas de alto desempenho e grandes maquinas corporativas. Alguns programadores da época tinham a ideia de criar um S.O. para computadores pessoais, um dos pioneiros foi Steve Jobs, fundador da Apple, e em 1976 foi o Apple I, e Steve fez questão de criar do zero, sem base no Unix. Anos depois a Apple lança seu primeiro Mac OS, sucesso até hoje. A Apple foi a primeira a usar interface gráfica, que ficou muito moderna para época.
Em paralelo a Apple, surgia a Microsoft e o Windows, ao comprar um sistema da Seatle Computer, fizeram as correções, nascendo o MS-Dos em 1982 com interface de texto, que seria inicialmente comercializado com PC da IBM, sabendo que a Apple tina uma interface gráfica amigável, a Microsoft copiou e lançou no Japão o primeiro Windows 1.0 em 1985, concorrendo diretamente com o Mac OS.
Outro paralelo a Apple e Microsoft, Richard Stallman criou o GNU com forte base no Unix, visando a contribuição de intelecto de outros programadores e assim começa a surgir o Linux e o conceito de software livre.
Com o tempo surge o Windows Server para gerenciar vários hosts.
Com os primeiros celulares surge a necessidade