Evolução dos modelos atomicos
Átomo significa indivisível, foi descoberto por filósofos gregos. Sabemos que os átomos são constituídos por um núcleo de carga positiva no centro cercado por elétrons carregados negativamente. No entanto, antes da estrutura do átomo ser bem compreendida, os cientistas vieram com diferentes modelos ou fotos para descrever o que os átomos se parecem.
Modelo atômico de Dalton
John Dalton propôs que toda a matéria é composta de coisas muito pequenas que ele chamou de átomos. Este não era um conceito completamente novo, propôs que toda a matéria é composta de objetos pequenos, indivisíveis (não pode ser dividido). Dalton achava que o átomo era indivisível e indestrutível. Assim como mostra a figura abaixo:
Modelo atômico de Thomson
O cientista inglês Thomson descobriu com os experimentos com o tubo de raios são constituídos por um fluxo de partículas menores que o átomo, com carga eletricamente negativa, ou seja, o elétron. As pessoas perceberam que os átomos eram constituídos por partículas ainda menores do que tinha pensado anteriormente. Neste modelo, Thomson achava que o átomo era uma massa positiva com cargas negativas, também conhecidas como “pudim de passas”.
Modelo atômico de Rutherford
Rutherford realizou algumas experiências que levaram a uma mudança de ideias em torno do átomo. Uma maneira de pensar sobre esse modelo é que o átomo era considerado como um sistema solar, onde os elétrons orbitam o núcleo como os planetas que orbitam em torno do sol.