Evolução dos direitos humanos
TRABALHO BIMESTRAL DE DIREITOS HUMANOS
PROFESSOR PLÍNIO GENTIL
BARBARA DE REZENDE
RA00117879 - ND3
A HISTÓRIA SOCIAL DOS DIREITOS HUMANOS
INTRODUÇÃO
Durante a história, apesar dos déspotas pregarem em seus discursos e textos os direitos humanos, acabavam o deixando de lado em suas práticas. Grandes exemplos seriam o Hitler, assim como a ditadura no Brasil, que no AI-5 reportava-se a uma “autêntica ordem democrática, baseada na liberdade, no respeito à dignidade da pessoa humana”, porém agindo de maneira totalmente contrária a tal texto.
VIAGEM AO PASSADO OCIDENTAL Para que os direitos humanos fossem colocados em prática, era necessária a junção de ideias transformadoras com uma sociedade disposta à mudar, ou seja, uma sociedade adepta a tais mudanças, além de se encontrar diante condições sociais e históricas favorecidas. A França, no final do século XVIII se encontrava em tal situação,pois na luta contra o feudalismo e opressão da nobreza, impulsionada pelas consequências da peste negra e pelo surgimento da burguesia, deu abertura para um novo modo de organização social e de domínio do mundo, das coisas e das pessoas. Deu abertura para o capitalismo.
TEMPESTADE NO HORIZONTE VISÍVEL Apersar da sociedade possuir do domínio econômico, ainda existia de modo claro a divisão social entre o primeiro e segundo estado (clero e nobreza, respectivamente) e o terceiro estado, que incluia a plebe e os burgueses. Existia um ordenamento jurídico para cada estado, mantendo assim os resquícios da organização política do feudalismo. Sendo assim, somente ao terceiro estado cabia pagar impostos, mesmo que a camada mais superior dele escapasse de seu pagamento, assim como os nobres eram formalmente impedidos de exercer prefissão, dependendo das rendas de suas propriedades. Entretanto a estrutura político-social havia se tornado muito mais complexa, havendo divisões entre os próprios estados. No primeiro estado