Evolução dos direitos humanos: linha do tempo
ESTÁCIO DE SÁ – SÃO LUIS
CURSO DE DIREITO
JOELMA DE JESUS FREITAS
EVOLUÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS: LINHA DO TEMPO
Construção dos Direitos Humanos
Linha do Tempo
Os debates acerca dos Direitos Humanos têm inicio desde os primórdios da humanidade e se prolongam até os dias atuais. Por sua natureza, pode-se dizer que os Direitos Humanos nascem com o homem e com ele evolui segundo a necessidade do momento histórico e social vivido. Assim a historia dos Direitos Humanos apresenta etapas que mostram a progressiva extensão do seu conteúdo e do seu conceito.
Antes mesmo de se falar em Direitos Humanos como é hoje, internacional e universalmente conhecido, houve todo um percurso histórico que o precede além do fato de que, como já falamos, é ainda uma luta muito atual, e que vai evoluindo e deixando suas contribuições ao longo dos anos. Abaixo uma linha do tempo com os principais aspectos relacionados ao tema no mundo bem como uma breve passagem pelo Brasil.
Linha do Tempo
Século XVIII – São formulados os princípios e reivindicações que constituem as “raízes” do conceito.
1789 – A Declaração dos Direitos do Homem e do cidadão da Revolução Francesa e que não considerava as mulheres como possuidoras dos mesmos direitos dos homens e que abriu o caminho para a Proclamação da República;
1840 - Convenção mundial contra escravatura em Londres. A escravatura foi abolida em todas as colônias britânicas em 1838 e nos Estados Unidos em 1865.
Logo após, organiza-se os Direitos de Primeira Geração, que consagram as liberdades civis e os direitos políticos e que são chamados “Direitos de Liberdade”.
1848 - Os movimentos revolucionários conseguem que, pela primeira vez, o conceito de “direitos sociais” seja acolhido na Constituição Francesa, ainda que de forma incipiente e ambígua. Aqui também tem inicio, nos Estados Unidos o movimento das Sufrágias. As mulheres lutavam pelo direito ao voto.
1894 – Inicia a “doutrina social