Trabalhos
FAE – Centro Universitário 2013 Prof. Dr. Osmar Ponchirolli
DO MITO AO LOGOS
O mundo grego, um espaço geocultural
Faziam parte do mundo grego antigo: - a Grécia; - as muitas ilhas que povoam o mar Egeu; - orlas marítimas da Ásia Menor, do Mar Negro e do Norte da África; - terras na Itália, na Sicília e no sul da França.
O
mundo grego não é um conceito geográfico, mas um conceito cultural. Ele significa a totalidade daqueles grupos humanos que, mesmo espalhados em inúmeras localidades, tinham a mesma cultura. Cultura é a maneira de ser de um povo, diversa da maneira de ser de outro povo. É aquilo que faz com que um povo tenha suas leis, suas instituições, suas organizações, seus costumes e suas crenças próprias, típicas, características.
Os
gregos, espalhados por vários países (conceito geográfico), constituíam uma única nação (conceito cultural) porque tinham a mesma cultura.
1.2
As cidades-estado
Os gregos não constituíam um só estado. Eram vários estados gregos. Estado é a sociedade ou grupo humano politicamente autônomo, com governo próprio.
As cidades-estado gregas, independentes entre si do ponto de vista político, formando, portanto, vários estados espalhados em vários países, tinham consciência de constituírem um todo cultural, uma nação.
1.3 Os
Evolução da Grécia cretenses
Do terceiro milênio a.C. até mais ou menos 1.700 a.C. havia uma civilização de grande requinte técnico, de intensa atividade comercial e até de luxo. Novo período de esplendor vai de 1.650 a 1.400 a.C., quando Cnossos, cidade cretense que poderia ser comparada a uma capital, é destruída. Os cretenses não são gregos. Formaram uma espécie de império marítimo no mar Egeu.
Os gregos
Faziam parte de um grupo linguístico maior, chamado indo-europeu, cujo habitat, por algum tempo, foi, provavelmente, o sul da Rússia. Mas, depois, foram daí enxotados e tiveram de