EVOLUÇÃO DO PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL DO BRASIL
POLO DONA CARMEM – CARINHANHA-BA
CURSO: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
DISCIPLINA: PLANEJAMENTO E PROGRAMAÇÃO NA ADM. PÚBLICA
PROFESSORA: JANUZIA MENDES
ALUNOS: CARLOS RANEY GUEDES E GINALDO GOMES
EVOLUÇÃO DO PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL DO BRASIL
A técnica e estratégia oferecida pelo ato de planejar estão presentes na administração pública brasileira desde muito tempo, porém os relatos descritivos são argumentados destacando a Evolução do Planejamento Governamental do Brasil, do ponto de vista da autora Maria Ceci Araújo Misoczky, que fundamenta suas ideias numa descrição histórica da política pública administrativa, com o objetivo de caracterizar de forma detalhada as ações da administração pública naquele contexto.
Os estudos feitos sobre o tema em discussão revela que o planejamento consiste num processo contínuo e reflexível que deve ter o propósito de provocar uma melhoria na conjuntura política administrativa do Estado de forma ordenada para então atingir o desenvolvimento das ações pensadas para o bem social.
A necessidade de evoluir o planejamento governamental no Brasil, veio com a República Velha, fruto de um golpe militar que breve se transforma numa oligarquia agrária, sobre o domínio do latifundiário com mão de obra ainda escravista. Entretanto, as expectativas de mudanças governamental no panorâmico político difundiram com os aspectos históricos com interesse socioeconômico e cultural. Segundo Max Weber, foi no período imperialista que instalou-se no Brasil o sistema burocrático na política administrativa imperial, afirmação que realça ao contesto vivenciado e ao pensamento político administrativo da época.
Partindo do pressuposto de que o cenário político no contexto histórico da época se funde aos fatores públicos administrativos pelos agravos da intencionalidade provocada pelo governo como propósito disseminar uma estratégia política administrativa através de um avanço socioeconômico com