operações com mercadorias
Os fatos contábeis decorrentes das operações com mercadorias ao serem registrados na contabilidade deverão obedecer às normas e princípios contábeis, bem como aos sistemas de controle de estoques adotados pelas empresas, quais sejam, o inventário periódico ou permanente.
As principais operações com mercadorias que estão relacionadas aos estoques são: compras e vendas de mercadorias; devoluções de compras e vendas de mercadorias; descontos comerciais e financeiros; gastos com transportes e outros.
Compras e vendas de mercadorias: As mercadorias adquiridas para revenda são registradas em conta de estoques, no ativo circulante, pelo valor do custo de aquisição líquido dos impostos recuperáveis, que são registrados em conta própria no ativo circulante. Todas as compras são lançadas a débito da conta de estoques de mercadorias, pelo aumento do saldo desta conta e tendo como contrapartida lançamentos a crédito das contas de caixa/banco e/ou fornecedores pelo pagamento e/ou obrigação assumida.atualmente, Os impostos e contribuições que incidem sobre as compras de mercadorias são ICMS, IPI, PIS e COFINS
Venda de mercadorias: Representa a saída de mercadoria do estoque registrada em conta de receita, no resultado, e tem como contrapartida a conta do ativo circulante. No caso de venda a Prazo, esta será a conta clientes ou duplicatas a receber e, no caso de venda à vista, será a conta disponibilidades que receberá o numerário correspondente à venda (caixa ou banco).O registro de venda de mercadorias consiste no reconhecimento da receita obtida, na apropriação dos impostos incidentes sobre a venda e na baixa no estoque, com o reconhecimento do custo das mercadorias vendidas, caso a empresa mantenha controle permanente de estoques. Os impostos e contribuições que incidem sobre as vendas, com exceção do IPI, estão incluídos na receita.
Devoluções de compras de mercadorias: Uma vez efetuada a compra,