Operações com mercadorias
Mercadorias são os bens que uma empresa adquire para depois revender, são assim chamadas de “bens de venda”. Os fatos contábeis decorrentes das operações com mercadorias ao serem registrados deverão obedecer às normas e princìpios contábeis, pois as operações com mercadorias são um ponto fundamental, pois representam o nùcleo da atividade comercial. O sucesso de uma empresa depende muito de um bom sistema de apuração de resultados em operações com mercadorias bem como dos controles físicos paralelos.
Nas mèdias e grandes empresas há uma grande necessidade de controle contìnuo do estoque, para se garantir uma boa compra, venda e uma excelente visão do estoque. Tudo esta interligado entre si. As operações com mercadorias nada mais são que compra, venda, Frete, Inventarios, cmv (custo mercadoria vendida), PEPS,Upes e MPM.
vendas
Està incluso nesta conta todos os faturamentos que derivam da venda de mercadorias, devendo ser separada em venda à vista e venda à prazo. Poderá ocorrer deduções, por devoluções e outros motivos, que tornarão as vendas lìquidas em um valor menor do que as vendas brutas.
As vendas de mercadorias constituem a principal fonte de receita das empresas comerciais e podem ser efetuadas com recebimento antecipado, à vista ou a prazo. O recebimento antecipado gera uma obrigação. Nas vendas á vista, a empresa recebe no ato da venda e nas vendas a prazo ela passa a ter direito de receber, futuramente, o valor das mercadorias vendidas.
1 REGISTRO DE VENDA
O registro da operação de venda de mercadorias consiste no reconhecimento da receita obtida, na apropriação dos impostos incidentes sobre a venda e na baixa no estoque, com o reconhecimento do custo das mercadorias vendidas (caso mantenha controle permanente de estoques).
O registro da venda é feito em conta de receita, no resultado, e tem como contrapartida conta do