ATIVIDADE 3 Evolucao do Planejamento Governamental no Brasil
As reformas Administrativas trouxeram inúmeras contribuições positivas, mesmo que não efetivamente por completo, ajudou para a evolução da atual estrutura administrativa pública.
Podemos citar a criação do DASP (Departamento Administrativo do Serviço Público), no Golpe de 1937 de Getúlio vargas, onde foi realizado um estudo e posteriormente análise em diversos departamentos do setor público no intuito de acelerar a economia de maneira eficiente, havendo uma melhoria no Planejamento Orçamentário e na fiscalização de sua efetivação. Através da Padronização de serviços, rigor técnico, impessoalidade e definição de funções e procedimentos. Por outro lado, esta modernização trouxe a burocratização dos serviços disponibilizados, e nos dias de hoje reflete na demora da conclusão de serviços que deveriam ser finalizados mais rapidamente.
Na administração de JK(1950-1960), através do Decreto – Lei 200/67, houve a tentativa de modernizar o setor público com base na descentralização da administração, criando-se o Comestra(Comissão Especial de Estudos da Reforma Administrativa ). Mas por conta da falta de planejamento, controle na execução e estruturação não obteve sucesso.
Já em 1995, foi criado o Plano Diretor, evidenciando a transição do Modelo Burocrático para gerencial, buscando alcançar resultados, flexibilidade e eficiência no atendimento do cidadão. Foi estabelecido três projetos básicos: Avaliação estrutural, agências autônomas e Organizações sociais e publicização.ao que se propôs a reforma obteve sucesso, sendo que estava dentro do parâmetro do que se entende por administração gerencial.
2. Você concorda que os modernos métodos e técnicas de planejamento utilizados no setor privado devam ser implantados integralmente no setor público? Por quê?
Não integralmente. Durante o Curso de Administração