Evolução do pensamento administrativo
A administração é frequentemente tomada como sinônimo de administração de empresas, isto somente faz sentido se o termo empresa for considerado como sinônimo de organização. O adequado é considerar a administração subárea da administração.
A necessidade de organizar os estabelecimentos nascidos com a revolução industrial levou profissionais de outras áreas mais antigas a buscar soluções especificas para problemas que não existiam antes, a aplicação de métodos de ciências diversas, para administrar estes empreendimentos, deu origem aos rudimentos da ciência da administração.
Não se deve confundir a gerencia de uma casa onde a vida pessoal com administração de uma instituição. A gerencia corporativa requer conhecimento de diversos modelos e técnicas administrativa, ao passo que a gerencia pessoal pode ser feita por pessoas sem qualificações adicionais.
O fenômeno que provou o aparecimento da empresa e da moderna administração ocorreu entre os séculos XVIII e XX. Esse fenômeno chamou-se revolução industrial.
A revolução industrial teve inicio na Inglaterra, com a invenção da maquina a vapor. A revolução desenvolveu se em duas fases distintas: A primeira fase de 1780 a 1860. É a revolução do carvão, como principal fonte de energia e do ferro como principal matéria prima.
A segunda fase de 1860 a 1914. É a revolução da eletricidade e derivados do petróleo como as novas fontes de energia e do aço como a nova matéria prima.
A moderna administração em respostas as duas consequências provocadas pela revolução industrial:
- crescimento acelerado desorganizado das empresas.
- necessidades de maior eficiência e produtividade.
Nas primeiras