Evolução do pensamento administrativo
Igreja – Suas principais influências na administração foram: Unidade de comando; Hierarquia e Estrutura de organização.
Militar – O planejamento, a estrutura de organização e a hierarquia da organização militar.
Revolução Industrial dos economistas – Influênciou o nascimento da organização e empresa moderna, e foi fundamental para a criação das condições básicas para o surgimento da Teoria Administrativa a partir do século XIX.
2. Porque a teoria clássica é conhecida como ‘’teoria de cima para baixo’’ e a Administração Científica ‘’de baixo para cima’’?
A administração científica é uma abordagem de baixo para cima (do operário ao supervisor e gerente) das partes (operários e seus cargos) para todo (organização empresarial). Predominava a atenção para o método de trabalho, para os movimentos de trabalhos necessários à execução, de uma tarefa para o tempo padrão determinado para sua execução.
Na teoria clássica a preocupação era aumentar a eficiência da empresa por meio da forma e disposição dos órgãos componentes da organização (departamentos) e de suas inter-relações estruturais. Daí a ênfase na anatomia (estrutura) e na fisiologia (funcionamento) da organização. Nesse sentido, a abordagem inversa à da Administração Científica: de cima para baixo (da direção para execução) e de todo (organização) para suas partes componentes (departamentos).
3. Explique as seis funções da empresa segundo Fayol:
Funções técnicas – Relacionadas com a produção de bens ou serviços da empresa.
Funções comerciais – Relacionadas