Evolução do pensamento administrativo
Layout nada mais é que o conjunto de pontos de trabalho situados nos locais existentes na organização, procurando adaptar as pessoas no ambiente de trabalho, não esquecendo as funções desempenhadas, a organização dos móveis, máquinas, equipamentos e matérias primas.
Alguns objetivos de um layout: * Melhorar as condições de trabalho do pessoal em todas as partes da organização, como por exemplo, oferecer condições de segurança. * Diminuir o trânsito de pessoas, produtos, matérias e documentos dentro da organização, com isso, reduz o cansaço e facilita a supervisão.
Tipos de Layout
Segundo Araújo (1994), levando- se em conta a colocação física dos postos de trabalho, os tipos de layout podem ser:
Layout em corredor:
Esse layout caracteriza- se por possuir salas de trabalho que acomodam grupos de pessoas, tem a vantagem de poder realizar trabalhos em equipes quando necessário. Tem a desvantagem de ocupar muito espaço e demarcar grupos, que muitas vezes, independe da vontade de cada um.
Layout em espaço aberto:
Esse tipo de layout vê-se em grandes áreas, ocupadas por grande quantidade de pessoas, na maioria das vezes, ocupa um andar inteiro, reservando apenas um espaço para os gestores. Tem a vantagem de facilitar a comunicação e não é recomendado para funções que necessitam muita concentração.
Layout Panorâmico:
Caracteriza-se pelo fato de possuir divisórias transparentes, não seguindo até o teto. A falta de privacidade é diminuída, por possuir um espaço claramente demarcado. Entre todos os layouts, tem sido o mais recomendado.
Elementos do processo de organização
Burocracia X Adhocracia
A organização burocrática pode gerar um bom resultado quando a empresa é estável, produção dentro da rotina, tecnologia sem muitas inovações e previsível. Quando a realidade foge a isso, o modelo burocrático não se ajusta. Sendo assim o modelo adhocrático, que atual mente tem crescido por ser considerado um modelo futurista, com adoção de técnicas de