evolução do modelo atomico
Desde a criação do modelo atómico, que houve vários cientistas que o aperfeiçoaram tendo chegado ao modelo atual, sendo eles: Dalton, Thomson, Rutherford, Bohr e Heisenberg e Schrödinger.
Modelo atómico de Dalton
John Dalton apresentou o primeiro modelo atómico em 1808 o qual ficou conhecido por “Modelo da Bola de Bilhar” devido ao facto de se apenas um átomo indivisível. Dalton foi também o primeiro a afirmar que o átomo seria uma partícula elementar, a menor das que constituíam a matéria e comparava o átomo a uma minúscula esfera maciça, impenetrável e indestrutível. Para chegar a esta teoria, Dalton baseou-se nos seguintes princípios:
Os átomos são partículas reais, descontínuas e indivisíveis da matéria e permanecem inalterados nas reações químicas;
Os átomos de um mesmo elemento são iguais e de peso invariável;
Os átomos de elementos diferentes são diferentes entre si;
Na formação de compostos, o peso do composto é igual à soma dos pesos dos átomos dos elementos que o constituem.
Em 1810, foi publicada a obra “New System of Chemical Philosophy” que comprovava a teoria de Dalton, tendo sido feitos testes como a Lei das Pressões Parciais ou, também chamada Lei de Dalton, entre outras, mostrando também que:
Existe um pequeno número de elementos químicos diferentes na Natureza;
Reunindo átomos iguais ou diferentes nas variadas proporções, podemos formar todas as matérias do Universo conhecidas.
Modelo atómico de Dalton
Modelo atómico de Thomson
Joseph John Thomson aperfeiçoou a teoria de Dalton, tendo apresentado o segundo modelo atómico, também conhecido por “ Modelo do Pudim de Passas” por causa do átomo ser uma esfera carregada positivamente na qual estavam “incrustados” os eletrões. Thomson ao pesquisar os raios catódicos demonstrou que estes podem ser interpretados como um feixe de partículas de carga negativa, dando-lhes o nome de eletrões. Após realizar várias experiências utilizando campos magnéticos e elétricos,