EVOLUÇÃO DO JORNAL
Mas vocês pensam que receber notícias através de jornais é muito recente e que as civilizações antigas nem imaginavam o que era isso??? Se pensam assim estão muito enganados!
A história do jornal é muito antiga , mais antiga do que podemos imaginar...
O jornal mais antigo que se tem conhecimento é de Roma, chamado Acta Diurna. Foi lançado pelo Imperador Júlio César que queria deixar os cidadãos das principais cidades informados a respeito dos acontecimentos sociais e políticos. Isso aconteceu no Século 59 a.C. Essas notícias eram escritas em grandes placas brancas e expostas em lugares públicos movimentados.
Assim os cidadãos romanos estavam sempre informados sobre os escândalos no governo, campanhas militares, julgamentos, execuções, etc.
Já no Século VIII (8), na China, os primeiros jornais eram escritos à mão, no formato de boletins. Já imaginaram o trabalho para fazer um único jornal?
Mas, a partir de 1447 começa uma nova fase para a humanidade com a chegada da prensa inventada por Johann Gutenberg. Com esta fabulosa máquina, a circulação de informação, conhecimento e intercâmbio de ideias ficou muito mais ágil e com a possibilidade de acesso para todos.
No início do século XVII (17), as publicações dos jornais passam a ser periódicas. NA Europa países como Alemanha, Inglaterra e França a circulação de jornais passou a ser frequente.
A partir daí, países da Ásia e os demais continentes já começam desenvolver seus meios de produzir o jornal impresso e, apesar de todas as inovações tecnológicas, em várias partes do mundo ainda há pessoas que tem como hábito tomar o café a manhã lendo um jornal impresso.
A informatização e a globalização fazem com que o mundo seja realmente uma “aldeia global” em que a quantidade e a velocidade de