evolução do design
Aula 1
Professor: Onofre
O design foca a idéia de estética de qualquer coisa ou objeto que seja criada, para o ser humano. Design é a quebra de signos para a criação, descobrindo assim novos conceitos, onde toda ação projetual será um design.
No período de inicio da revolução industrial, com maquinas sendo maiores produtoras, produzindo quase o triplo daquilo que um artesão comum produziria em uma fabrica, houveram discussões entre diferentes classes sociais daquilo que seria considerado design, e aquilo que não fosse.
No período de revolução industrial Gabelin na França criava tapetes e cerâmicas industrialmente, financiado pela monarquia. Houve um movimento de oposição industrial na Europa. Onde foi dada a proposta de divisão das artes em, belas artes e artesanato, deixando claro que tudo aqulio que era produzido industrialmente seria artesanato.
A criação de uma cadeira feita tanto por artesão, que teve todo um planejamento do objeto e um envolvimento para produzir, uma pessoa burguesa dizia ser uma obra de arte, porem, essa obra de arte nas mãos de pessoas de classe econômica mais baixa, seria apenas um artesanato ou uma coisa totalmente funcional, sem características artísticas de design pra produzi-la. A.Art Noveau criada na Escócia, tinha como característica produzir coisas que se aproximavam da natureza. Já que na época que houve a revolução industrial também aconteceu o êxodo rural, onde as pessoas do que moravam no campo se mudavam para a cidade em busca de melhores condições de trabalho e de vida. Nesse período com a estabilização da classe média, os produtos industrias eram produzidos em grandes escalas, sendo de ótimas qualidades também, aumentando o salário dos funcionários e a produção.
Natália Aléxia do Carmo
RA: 14050926