jjjjj
Foi um conjunto de movimentos de caráter religioso desencadeados no inicio do século XVI, que têm em comum a contestação ao poder exercido até então pelo papa e pela Igreja de Roma sobre quase todas as nações europeias. O primeiro desses movimentos foi lançado por Martinho Lutero em 1517, atingindo países germânicos e escandinavos. Zwinglio na Suíça e Calvino na França criaram novos núcleos, que se expandiram por países vizinhos; posteriormente surgiu o movimento anglicano na Inglaterra. A igreja de Roma (denominada, desde então, católica, apostólica e romana) desencadearia mais tarde uma contraofensiva, a Contrarreforma. 5- O que foi o cultismo e o conceptismo?
O cultismo valoriza aas imagens poéticas, em especial a visuais, empregando a antítese, a inversão e a metáfora. O esvaziamento decorrente dessa profusão de imagens leva muitas vezes a um texto paradoxal, que se torna um verdadeiro desafio à capacidade de compreensão do leitor.
No conceptismo, o conceito ou a ideia constitui a maior ideia ou preocupação do autor, sustentando-se o jogo de ideias em raciocínio e argumentação, que são ilustrados pelas imagens. Bastante empregado na prosa religiosa, o conceptismo recorre a episódios bíblicos e a parábola para estabelecer analogias e comparações.
6- Como os sermões do padre Vieira refletem a característica do conceptismo Barroco?
Asobra de Padre Vieira revelam a expressão máxima do Barroco, com raciocínios encadeados em uma estrutura lógica que se constrói com o auxilio de antíteses e paradoxos. Em seus sermões, Vieira traça paralelos entre as situações de seu próprio tempo e as da Bíblia, empregando incontáveis alegorias para fundamentá-los. As imagens e alegorias se encadeiam em longas sequências, iniciadas por perguntas diretas a seu público ou a outro interlocutor – e até mesmo a Deus. Os sermões constituem o ponto culminante da produção conceptista.