Fundamentos das Ciências Sociais
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
ELISANGELA GOMES DA COSTA
ESTHEFANY RAYANY ALMEIDA RIBEIRO
JENIFER DA SILVA LIMA
MONALLIZA SILVA DOS SANTOS
SHEYLA SOUZA DOS SANTOS
FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
BOA VISTA – RR
Uma das principais atividades econômicas no Renascimento, para a qual se organizam viagens intercontinentais e se fizeram guerras nas quais eram disputadas as rotas comerciais, as fontes de produtos e matérias-primas e a clientela. As grandes navegações ocorreram nesse cenário. O estímulo à invenção de máquinas que potencializassem a produção, com a promessa de prêmios em dinheiro, provocou uma verdadeira corrida por engenhos tecnólogos que acelerassem a produção e barateassem os produtos.
Nessas condições, incentiva-se a pesquisa científica e se disseminam atitudes de planejamento e racionalidade que, aos poucos, inserem-se na produção e no restante da vida cotidiana. Procuraram entender a sociedade como um organismo vivo, ou seja, composto de partes interdependentes, cada uma delas com suas características e necessidades – a agricultura, a indústria, a cidade, o campo. Desse exercício de discernimento resultou também a compreensão de diferentes instâncias da vida social – as relações políticas, jurídicas e sociais.
O nacionalismo emergente do Renascimento, identificado ainda com a pessoa do monarca e associado ao sentimento de fidelidade e sujeição, dá lugar à noção de uma coletividade organizada e contratual, representada por sistemas legais, políticos e administrativos convenientes. O poder surge como uma construção lógica e jurídica, independente de quem o ocupa, de forma temporária e representativa. O aprofundamento do estudo das relações sociais, o desenvolvimento de análises abstratas da realidade e a capacidade de criar modelos explicativos para o funcionamento da vida social.
Smith identificou no trabalho, ou seja, na produtividade, a grande fonte de produção de valor. Não somente a