Evolução cientifica hobbes
Por viver em um meio social o homem depende do contrato social, tal este composto por duas leis para que sua convivência venha a fazer bem tanto a ele quanto ao próximo, dentre tais estas a lei de esforçar para uma boa convivência, e o esforço de cada um para que haja a paz isso quando ainda restar esperanças. Hobbes também acreditava que cada pessoa deve saber e analisar opiniões e pensamentos da massa, não só individual, mas deve haver um consentimento de todos, para que a paz mantenha-se naquele meio.
A grande contribuição de Thomas não foi apenas a formulação das leis, mas foi chegar a conclusão que para que haja uma ciência politica eficaz dentro de grupos sociais é necessário um poder visível – o estado, onde o mesmo ira reger a sociedade de forma segura priorizando-se a proteção e a defesa dos indivíduos.
Já John Locke analisa a sociedade como uma conclusão de decisões de todos os homens presente, e que formam a sociedade para apenas completar o direito já natural já adquirido. Diferentemente de Hobbes que acreditava em um poder visível para que seus direitos fossem dominados e entregues de forma cautelosa.Já Montesquieu encara a ciência politica de forma organizada, com a divisão dos poderes, para que os mesmo trabalhem em conjunto formando uma sociedade com uma base forte, buscando sempre o bem comum. Por isso a ciência politica e a mais forte no quesito hierárquico porque ela trata de relações entre as pessoas. Já Rosseau complementa a teoria de Montesquieu, dizendo que deve haver dentro da ciência politica e do estado politico a igualdade entre os indivíduos, buscando distribui-los corretamente, e priorizando sempre o direito