Evoluçao do pib no brasil
ENGENHARIA ECONÔMICA
Turma: 4° EX
NO_2410165 Caroline Amaral
Professor Denoyer de Freitas Asenção
São Paulo
2014
1. INTRODUÇÃO
Na Ciência econômica, a inflação nada mais é o aumento geral de preços em um período. Em um processo inflacionário a capacidade de compra da moeda abaixa. No Brasil a inflação já assustou a população por décadas e foi alvo de diversas medidas de controle por parte do governo. Esse trabalho tem por objetivo em descrever o que é inflação, suas principais causas, efeitos e formas de combate. Será descrito também como inflação fez parte da vida dos brasileiros e qual o impacto social da mesma na população.
2. INFLAÇÃO
A inflação é um fenômeno muito conhecido nas sociedades monetárias e se caracteriza pela alta generalizada e persistente dos preços.
A inflação é também a expressão de que algo está em desequilíbrio na economia.
Quando a inflação provoca diversos problemas no sistema de preços, no mercado de crédito, no mercado de trabalho, sua principal consequência é o processo de concentração de renda que desencadeia e a crescente disputa por fatias da renda nacional e não apenas pelo crescimento desta renda. Isto porque se os preços estão subindo, ninguém quer esperar que estes subam primeiro para depois subir o seu. Todos procuram se antecipar e com isso saem na frente aqueles com maior poder de mercado, o que vai transferindo a renda dos mais frágeis para os mais poderosos e alterando os preços relativos de tal modo que determinados produtos vão ficando mais caros frente a outros.
Uma característica sempre encontrada nos processos inflacionários é o crescimento mais que proporcional da quantidade de moeda no sistema e, embora até hoje alguns discutam se o aumento da quantidade de dinheiro provoca a inflação ou se a elevação