Evolucionismo social
Normas e valores: orientações para a conduta social e que prevalecem em um grupo social.
Os valores são responsáveis por noções coletivas que possibilitam aos indivíduos considerar/julgar as atitudes dos outros como “boas” ou “ruins”, “certas” ou “erradas”, “justas” ou “injustas”, comportamentos desejáveis e indesejáveis
Dimensões das regras: ▪ caráter formal - que está relacionado com normas e leis. ▪ mais informais- que não estão registradas de forma escrita e que não precisam ser “estudadas” ou conhecidas pela escrita.
O conjunto de valores e regras de uma cultura está em constante transformação.
As mudanças podem resultar de dois fatores principais: internos e externos
O processo de transformação de valores e regras pode gerar duas reações básicas no grupo social: ▪ Os que as aceitam, chamados de inovadores; ▪ Os que as rejeitam chamados de conservadores.
Etnocentrismo: é um conceito antropológico, que ocorre quando um determinado individuo ou grupo de pessoas, que têm os mesmos hábitos e caráter social, discrimina outro, julgando-se melhor, seja pela sua condição social, pelos diferentes hábitos ou manias, ou até mesmo por uma diferente forma de se vestir.
Relativismo cultural: aceitação do diferente (representada pelo relativismo).
Alteridade: nossa capacidade em nos relacionar com o “outro”. Alteridade (ou outridade) é a concepção que parte do pressuposto básico de que todo o homem social interage e interdepende de outros indivíduos.
Globalização: fenômeno que coloca em contato constante um número cada vez maior de povos e pessoas do mundo todo (ex.: comércio exterior, turismo, etc).
Desenraizamento Cultural: uma cultura, com seus hábitos, símbolos e identidades coletivas, deixa de ter um único território, e se “desenraiza” para deixar influências em muitas outras que participam do processo de globalização.
A