Evolucionismo social
Evolucionismo Social: refere-se às teorias antropológicas de desenvolvimento social segundo as quais acredita- se que as sociedades têm início num estado primitivo e gradualmente tornam-se mais civilizadas com o passar do tempo.
Spencer foi o mais importante porta-voz de uma teoria social, baseada em uma brutal luta pela existência, equivocadamente denominada darwinismo social
O Evolucionismo social tem relação com o darwinismo social e representa a primeira teoria de evolução cultural.
O darwinismo social tem origem na teoria da seleção natural de Charles Darwin, que explica a diversidade de espécies de seres vivos através do processo evolução.
De acordo com esse pensamento, existiriam características biológicos e sociais que determinariam que uma pessoa é superior a outra e que as pessoas que se enquadrassem nesses critérios seriam as mais aptas.
O darwinismo social foi empregado para tentar explicar a inconstância pos-revolução industrial, sugerindo que os que estavam pobres eram os menos aptos (segundo interpretação da época da teoria de Darwin) e os mais ricos que evoluíram economicamente seriam os mais aptos a sobreviver por isso mais evoluídos.
Durante o século XIX as potencias européias também usaram o darwinismo social como justificativa para imperialismo capitalista. vdnzvnldz O darwinismo social foi empregado para tentar explicar a inconstância pos-revolução industrial, sugerindo que os que estavam pobres eram os menos aptos (segundo interpretação da época da teoria de Darwin) e os mais ricos que evoluíram economicamente seriam os mais aptos a sobreviver por isso mais evoluídos.
Durante o século XIX as potencias européias também usaram o darwinismo social como justificativa para imperialismo capitalista. vdnzvnldzO darwinismo social foi empregado para tentar explicar a inconstância pos-revolução industrial, sugerindo que os que estavam pobres eram os menos aptos (segundo interpretação da época da teoria de Darwin) e