Evolucao dos consoles
Lançado em agosto de 1976 pela Fairchild Semiconductor, o Fairchild Channel F foi o primeiro videogame da segunda geração de consoles(as) de jogos, além de ser também o primeiro realmente programável, ou seja, os jogos podiam ser vendidos separadamente do videogame, pois, com o novo sistema de cartuchos era possível lê-los no próprio videogame.O videogame se utilizava do complexo chip Fairchild F8,mais avançado que o dos videogames lançados anteriormente (Pong e clones) que costumavam usar a mesma tecnologia da Texas Instruments.
O Fairchild Channel F fez um grande sucesso em seu lançamento.Sucesso devido,em parte,por sua capacidade de rodar jogos mais complexos que os de outros videogames de sua época.Porém,sua rápida ascensão durou apenas um ano,pois seu lançamento inspirou concorrentes,como a Atari,que criaram videogames mais potentes.
Os jogos do Fairchild Channel F tinham uma jogabilidade bastante simples, agradando assim, o público infantil. Foram lançados, ao todo, 26 jogos para o Fairchild, todos pelo preço de U$19,95, além dos que já vinham em seus chips (Hockey e Pong).
Spoiler
Em outubro de 1977 o Atari foi lançado nos EUA. Na verdade, o console se chamava Atari Vídeo Computer System e com ele o conceito de videogame mudaria para sempre.Pela primeira vez, um console poderia ter centenas de jogos, ao invés de ser uma caixa com uma pré-seleção de um punhado de games, como os anteriores. Como o Atari CX2600 teria os jogos em cartuchos, a variedade de games diferentes era o maior apelo aos gamers. Seria possível criar uma indústria de produtoras de jogos para o sistema, um novo mercado com lançamentos constantes sem que o consumidor precisasse comprar um novo console.
Em 1979 os árcades dispararam com Space Invaders. A Atari garantiu os direitos do game, que tinha sido criado pela Taito Corporation e em janeiro de 1980 lançou uma versão para o Atari 2600. Com Space Invaders o console vendeu como água. Só para se ter uma