Tabela Comparativa APUs
O anúncio do PlayStation 4 [1] na semana passada foi monumental, não só pelo fato de que pode ter sido o primeiro lançamento de um console em toda a história onde a fabricante não mostrou o console em si. Mas enquanto o resto do mundo lamentava a ausência do hardware, a Sony anunciou algumas das especificações técnicas de seu sistema.
E escondido em meio a todo o jargão estava um segredo: o PlayStation 4 é, na verdade, um PC completo. O mais interessante é que a ficha técnica indica que ao contrário de seu antecessor, que era um verdadeiro monstro quando lançado, o novo console estará defasado em relação aos mais sofisticados PCs para games a partir do momento em que chegar às lojas.
Sony mostrou o controle do PlayStation 4, mas escondeu o console
Isto não é exatamente uma surpresa. “Dois anos atrás se você previsse a evolução do hardware à velocidade da época, e levasse em conta a evolução dos preços, já era possível ver que nenhum console lançado entre 2013 e 2015 seria capaz de vencer um PC”, disse Cevat Yerli, CEO da Crytek em declaração à Eurogamer [2].
A Sony acabou de provar que Yerli está certo. Mas será que os gamers de ambos
PDF criado com pdfFactory Pro versão de avaliação www.pdffactory.com
28/02/2013 02:28
os lados da batalha entre consoles e PCs devem se preocupar?
Analisando os números
Antes de mais nada, vamos analisar as principais especificações técnicas do
PlayStation 4 e analisar como se comparam aos PCs para jogos. Não tenham medo, tentarei manter o jargão ao minimo.
Uma Accelerated Processing Unit (APU) da AMD é o coração do PlayStation 4. Ela é composta por oito núcleos de processamento baseados na arquitetura “Jaguar” da empresa. Estes núcleos são acompanhados por uma GPU Radeon de próxima geração, com 18 unidades computacionais capazes de um poder de cálculo de
1.84 Teraflops. Assim como todas as outras APUs da AMD, tanto os processadores quando a GPU