Evolucao do rh
Pode-se afirmar que essa área da organização trata do recrutamento, da seleção, do treinamento, do desenvolvimento, da manutenção, do controle e da avaliação dos funcionários de uma empresa. Sendo assim, pode-se considerar que a existência da área de Recursos Humanos está diretamente relacionada à melhora da efetividade dos funcionários nas empresas, implicando na melhor efetividade organizaciongisl (CHIAVENATO, 1981).
Como cita Chiavenato neste trecho a área de Recursos Humanos envolve inúmeras coisas, é recrutar, analisar e descrever as funções, treinar, avaliar desempenhos, é o setor responsável também por remunerações, incentivos benéficios, folha de pagamento, entre outros.
É fazer com que empresa e funcionário saiam ganhando, cuidando da relação entre eles, por isso é uma área tão importante, pois é a responsável pela admissão, permanência e demissão do funcionário e tem como missão estabelecer a integração entre os colaboradores, por isso essa área exige um grande conjunto de atividades dentro da organização.
EVOLUÇÃO DO RH
A evolução da história da administração de recursos humanos no Brasil pode ser divida em três fases, segundo Chiavenato (1997).
A primeira é denominada Era da Industrialização Clássica (1900-1950), sendo marcada pelo movimento da administração científica, originárias das experiências de Frederick Taylor e Henry Fayol.
Nessa época, 1890 a 1930, segundo Chiavenato (1997), as atividades da Administração de Recursos Humanos, denominada de Relações Industriais, caracterizava-se pela excessiva preocupação com os custos da organização e os operários eram vistos apenas como meios de produção. Sua tarefa se restringia aos cálculos da retribuição a que os trabalhadores faziam jus em decorrência do trabalho prestado.
A segunda fase é denominada Era da industrialização Neoclássica (1950-1990). Foi nessa era que ocorreu a progressiva aceleração da politização da classe operária, e os sindicatos